História da V-Label

Hoje, a V-Label para produtos e serviços vegetarianos e veganos é a marca mais reconhecida do seu setor. Como é que isto aconteceu?

O nascimento do famoso V

Tal como nos anos 70, o V atual com a folha no topo direito começou a ser usada como símbolo para o estilo de vida vegetariano. O “V” foi primeiramente utilizado em Itália para a AVI como logo da organização. Ficou internacionalmente conhecido maioritariamente durante a sua apresentação no primeiro Congresso Vegetariano Europeu em 1985. No mesmo ano, a União Vegetariana Europeia (UVE) foi fundada e desde então fez do V uma parte integral do seu logo. Hoje, um crescimento do número de instituições pelo mundo usam partes dos seus logos, estabelecendo no cenário vegetariano e vegano. 

Primeiras certificações

Em 1996, a atual Swissveg (na altura ainda denominada Schweizerische Vereinigung für Vegetarismus SVV) deu o primeiro passo e também usou o V para declaração de produtos. No ano seguinte, a primeira linha de produtos de alternativas de carne com o selo da V-Label foi introduzida no mercado suíço. Uma marca interna de Migros, o maior retalhista da Suíça, uma linha de produtos Cornatur tornou-se um grande sucesso com o apoio da Swissveg.

Internacionalização

Como presidente tanto da Swissveg como da UVE e também fundador da V-Label, Renato Pichler apresentou o projeto no Congresso Vegetariano Europeu, na Suíça em 1999. Todos os organismos foram convidados para introduzir o projeto conjunto no seu país. Desde então, tem havido um crescimento no número de organizações nacionais de certificação por toda a Europa. Virtualmente, todas estas organizações se juntaram ao projeto V-Label. 

Para enfatizar o caráter independente da V-Label, minimizar o risco económico e tornar o projeto sustentável a longo prazo, desde 2008 os direitos têm sido geridos pela V-Label GmbH na Suíça, onde foi fundada especificamente para esse propósito. Isto também foi necessário para que organizações sem fins lucrativos conseguissem participar da melhor forma no projeto (em muitos países, regulamentações da lei e/ou de taxas proíbem as organizações sem fins lucrativos de administrarem selos de qualidade). A muito complexa (e dispendiosa) área da proteção do selo internacional pode ser externa. 

E desde 2019, colaboramos com a V-Label Itália. 

Situação atual

A V-Label é constantemente envolvente. Todas as decisões são feitas em cooperação com as organizações vegetarianas e veganas participantes (por exemplo, a Swissveg, a ProVeg International, a Vegan Society Austria, …). Dado que a maior parte do trabalho de certificação se localiza individualmente nos países, a maioria do retorno permanece local (por norma, cerca de 90%). Desta forma, o trabalho de inspeção pode ser tratado profissionalmente e suportado pelas organizações locais. Uma pequena parte da receita vai para a V-Label GmbH em Winterthur para manter a proteção da marca e aumentá-la para outros países e categorias de produtos. Em adição, a receita da V-Label financia publicidade internacional e a operação do site internacional e das bases de dados, tal como a coordenação requerida para assegurar que o controlo da qualidade são igualmente estritos em todos os países. Um contrato com a EVU garante que as relações públicas e redes internacionais da organização também beneficiam a V-Label.

Futuro da V-Label

Na Europa, a V-Label têm-se estabelecido primariamente no setor alimentar. De acordo com as pesquisas desde a Suíça à Alemanha, é a marca com mais notoriedade neste setor. A V-Label está a ser introduzida nos setores da gastronomia e da cosmética. Produtos de limpeza e non-food serão os seguintes.

Ao mesmo tempo, a marca também se está a expandir para fora da Europa, particularmente na América Latina e na Ásia. 

Situação vencedora 

A V-Label promove organizações locais veganas, produtores inovadores, o movimento europeu e internacional por um estilo de vida plant-based e melhora a vida de toda a comunidade vegetariana e vegana através de um processo de certificação controlado e transparente. Promove também a cooperação internacional entre organizações. Assim, a V-Label é um dos mais valiosos e bem sucedidos projetos do mundo no que diz respeito ao movimento vegetariano/vegano. 

De acordo com várias pesquisas conduzidas nos últimos anos na Europa Central, a V-Label é atualmente a melhor marca para produtos vegetarianos e veganos. Na Suíça, 97% dos veganos e 50% da população geral reconhece a V-Label (em comparação, a flor vegana apenas é reconhecida por 15% da população). 

×