Quem concede as licenças da V-Label? Qual é a relação entre as entidades licenciadoras?
Os produtos vegetarianos e veganos não são mais produtos de nicho e tornaram-se num grupo de produtos atraente no mercado de alimentos nos últimos anos. Há também uma demanda crescente por produtos vegetarianos rotulados fora da Europa, onde o selo da V-Label desempenha um papel importante. Mas quem está por trás do famoso selo de certificação?
História e crescimento da V-Label
Em 1985 a V-Label foi criada e apresentada ao público no Congresso Vegetariano Europeu. Os primeiros produtos veganos e vegetarianos licenciados com o selo apareceram 11 anos depois. Em 1997, foi registada como marca internacional e, nos anos seguintes, alargou-se a vários países europeus.
V-Label GmbH é a empresa que gere o selo
A empresa detentora dos direitos de marca registada na Europa e nos países onde a etiqueta já está registada é a V-Label GmbH, uma empresa suíça. Esta mesma foi fundada em 2008 para efeitos de administração do selo a nível internacional. Desde então, é a empresa responsável pela gestão dos direitos de marca registada em cooperação com a União Vegetariana Europeia (EVU) e em nome das organizações vegetarianas. A empresa suporta todos os custos de pedidos de marcas, advogados e notários, além de providenciar serviços básicos como bases de dados, servidor de sites, etc. O diretor da V-Label GmbH é Renato Pichler, que também administra a organização suíça Swissveg.