Blog

Nem tudo o que parece vegano o é

Têxteis

Quando pensamos em toalhas, a associação com materiais de origem animal pode não ser imediata. No entanto, mesmo neste domínio, há considerações a serem feitas. Apesar de as toalhas serem frequentemente associadas ao algodão, atualmente, muitas são fabricadas a partir de poliéster. O poliéster, embora seja um material sintético, pode ser processado e tingido com auxiliares de origem animal, como certos ácidos gordos, emulsificantes e corantes.

Vinagre

Outro produto comumente encontrado nas casas dos portugueses é o vinagre. Também ele pode não ser totalmente de origem vegetal.  A sua produção pode, na verdade, envolver o uso de ingredientes de origem animal. Durante o processo de clarificação, por exemplo, podem ser utilizados produtos como gelatina, clara de ovo ou caseína. Além disso, se o vinagre for derivado de vinho, a sua origem está intimamente ligada à origem do vinho utilizado, que também poderá não ser vegan.

Outros Produtos: desde a cerveja à fruta e aos cosméticos

A lista de produtos que podem não ser estritamente veganos continua, desde bebidas como cerveja e vinho, onde clarificantes de origem animal podem ser usados, até produtos de pastelaria e confeitaria, onde ingredientes como ovos, leite e mel podem ser encontrados. 

O shellac, por exemplo, é  uma substância feita a partir das secreções de um inseto chamado Kerria lacca, é aplicado na casca de citrinos, como laranjas e limões, para prolongar a sua frescura e em algumas gomas para dar brilho. Mesmo em cosméticos e produtos de higiene, como sabonetes e champô, podem estar presentes cera de abelha, lanolina e outros ingredientes de origem animal. 

A importância da certificação V-Label

A V-Label garante que os produtos certificados com o selo vegano são mesmo veganos e não apenas aparentam ser. Verifica, também, se os produtos não têm qualquer ingrediente de origem animal na sua composição, mesmo aqueles que muitos consumidores não desconfiam poder ter substâncias de origem animal envolvidas. É confirmado, ainda, que não é utilizado nenhum auxiliar de produção de origem animal no seu fabrico e que o mesmo não é testado em animais. 

Em suma, no processo de avaliação do produto, é realizada uma verificação dos ingredientes/matérias-primas utilizados através de uma análise rigorosa das fichas técnicas dos fornecedores

×